O uso excessivo de telas eletrônicas é um dos maiores problemas ambientais atuais para a saúde ocular. Em crianças, aumenta o risco de miopia. Em qualquer idade, promove ressecamento ocular e induz ao ato de coçar. E os malefícios vão além da visão: em excesso, as telas facilitam o sedentarismo, que é fator de risco para muitas doenças; comprometem a interação social; podem causar ansiedade; reduzem a qualidade do sono.
Em 2010, o número de pessoas com miopia era estimado em 1,95 bilhões no mundo todo. A estimativa da OMS é que esse número chegue a 3,36 bilhões até 2030, em grande parte por causa do uso excessivo de telas de dispositivos eletrônicos.
Outra causa importante de miopia é o maior tempo passado em ambientes fechados, com privação da luz natural. Se você tem crianças em casa, use a criatividade para proporcionar alternativas de lazer, de modo a equilibrar melhor as atividades e evitar o surgimento ou progressão acentuada da miopia.
Além disso, quanto mais tempo ficamos olhando para telas de dispositivos eletrônicos, menos vezes piscamos. Isso causa ressecamento ocular, que por sua vez aumenta as chances de ardência e coceira, nos induzindo a esfregar os olhos com as mãos. Isso pode promover a entrada de microrganismos nocivos e traumatismos na superfície ocular.
Para evitar isso, tente fazer pequenos intervalos a cada 20 ou 30 minutos, mudando de ambiente, se preferência olhando para o horizonte. Isso vai permitir que seus olhos repousem.
Com relação a crianças, é importante lembrar que elas devem ficar totalmente longe de telas eletrônicas até os 2 anos de idade.