O retinoblastoma é um tipo raro de tumor intraocular maligno; mas apesar de raro, ainda é o mais comum desse tipo entre crianças. A causa é genética, podendo ou não ser hereditária. A grande maioria dos casos se manifesta em crianças com menos de 2 anos.
Os principais sintomas são: movimentos oculares irregulares e reflexo esbranquiçado em fotos com flash. Alguns sintomas secundários também merecem análise: estrabismo, inflamação nos olhos e diminuição da visão.
Mas é importante salientar que não devemos esperar por sintomas. Os cuidados começam já nas primeiras 72 horas de vida, quando deve ser feito o Teste do Olhinho. Mesmo assim é importante conhecer os sinais de alerta. Se a criança olha de lado, com movimentos inconstantes, e se aparece um reflexo esbranquiçado nos olhos em fotos com flash, devemos procurar um oftalmologista imediatamente.
A detecção precoce é a maior arma contra a doença, e só é possível com os exames indicados desde o nascimento. Recentemente esse alerta ganhou destaque após o diagnóstico de Luna, filha dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert.
Nunca é cedo demais para cuidar da visão!