Óculos de sol originais e de boa qualidade não são luxo, e sim um investimento na saúde dos seus olhos. Eles são produzidos seguindo as normas técnicas dos órgãos competentes, e promovem uma ótima proteção conta a agressão dos raios solares.
Os falsificados não cumprem essas exigências, e não apenas deixam de proteger como também prejudicam os olhos.
Se você não tiver condições de comprar óculos bons, é melhor ficar sem esse acessório do que comprar um falsificado. Invista em chapéus, viseiras e bonés, e fique menos tempo sob o sol direto.
Os óculos de sol falsificados não conseguem barrar raios ultravioletas (UV), mas podem encorajar quem os usa a se expor ao sol por longos períodos, pela falsa sensação de proteção que causa.
Além disso, ao utilizar o acessório a pupila se dilata para absorver mais luz, abrindo o caminho para mais radiação. Na ausência de proteção o resultado é bastante prejudicial, com danos à retina.
O uso desse tipo de produto também é capaz de aumentar o risco de doenças sérias, como:
Crescimento de tecido sobre a córnea, queimadura de retina, tumores no olho e na pálpebra, catarata precoce e degeneração macular relacionada à idade.
Completando a lista de problemas, o uso desses óculos piratas pode causar fortes dores de cabeça, cansaço e desconforto na visão.