Endereço

Rua Gonçalves Chaves
N 962 - sala 404

Telefone

(53) 3307-5672
(53) 99180-1001

Mande seu email

contato@julianameroni.com.br

Tire suas dúvidas - Cirurgia de pterígio

O que é pterígio?

O pterígio é um crescimento benigno de tecido na superfície ocular, onde a conjuntiva (membrana que cobre a parte branca do olho) atinge a córnea. Também é conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”. Os sintomas podem incluir diminuição da visão e sensação de corpo estranho nos olhos.

Como a causa principal é a agressão de agentes externos, é mais comum em climas ensolarados, quentes e secos. O tratamento dos sintomas pode ser feito com colírios lubrificantes, sempre com orientação médica, e também com a proteção contra os raios solares e o vento.

O que esperar da cirurgia de pterígio?

O objetivo da cirurgia de pterígio é remover a camada de conjuntiva que invadiu a córnea, que gera dificuldades visuais como vista embaçada e astigmatismo. Além disso, existe incômodo estético, coceira, sensação de areia nos olhos e vermelhidão, que justificam a realização do procedimento.

O que acontece depois da cirurgia de pterígio?

A cirurgia dura cerca de 30 a 45 minutos. No pós-operatório é comum haver algum desconforto. Alguns pacientes manifestam dor, que pode ser contornada com analgésicos. Geralmente é utilizado um oclusor (tampão ou tapa-olho) no olho operado durante 24 horas, para evitar infecções.

A proteção do sol é indispensável enquanto durar o pós-operatório, e o repouso é muito importante nos dois primeiros dias. É necessário evitar locais com muita luminosidade, poluição e poeira. Não é permitido coçar o olho operado, e é importante protegê-lo no banho para que não entre em contato com água, shampoo e sabonete.

A rotina pode ser retomada em cerca de 7 a 10 dias. O uso de óculos escuros de boa qualidade e chapéus ou bonés é muito bem-vindo.

Importante: as chances de volta do pterígio depois da cirurgia são altas, por isso é necessário seguir estritamente todas as recomendações médicas, bem como ter acompanhamento oftalmológico por um ano.