Endereço

Rua Gonçalves Chaves
N 962 - sala 404

Telefone

(53) 3307-5672
(53) 99180-1001

Mande seu email

contato@julianameroni.com.br

Tire suas dúvidas - Cirurgia de calázio

O que é calázio?

O calázio é um pequeno nódulo, mais comum na pálpebra superior, mas podendo atingir ambas. Ele pode desaparecer espontaneamente, e não é contagioso. Não é perigoso, pois não é maligno e nem tem o poder de afetar a visão, exceto em raros casos quando o nódulo é muito grande.

A região das pálpebras possui as glândulas de Meibomio, que produzem uma espécie de gordura. Se bloqueadas, o material se acumula e forma um nódulo.Em algumas pessoas, essas glândulas são mais ativas ou produzem material mais espesso, deixando-as suscetíveis.

Algumas doenças dermatológicas podem favorecer o calázio, como rosácea e eczema. Quando não desaparece espontaneamente e não responde a tratamentos com compressas e medicamentos, é necessário remover cirurgicamente, num procedimento bastante simples.

O que esperar da cirurgia de calázio?

As primeiras opções são sempre as não cirúrgicas; mas, quando elas não surtem efeito e o paciente apresenta um nódulo maior e mais inchado do que o esperado, a cirurgia pode ser realizada. Ela dura entre 10 e 20 minutos apenas, sendo feita anestesia local. Não é necessário nenhum pré-operatório. Como é quase sempre feita na face interior da pálpebra, não costuma deixar cicatriz.

O que acontece depois da cirurgia de calázio?

Mesmo sendo um procedimento simples, requer alguns cuidados no pós-operatório. É necessário permanecer em repouso nos 2 primeiros dias, e não se deve realizar esforços até 15 dias após a cirurgia. O uso de maquiagem e lentes de contato é vedado durante 7 dias. Além disso, é importante evitar batidas na região e utilizar corretamente os colírios prescritos, assim como seguir todas as orientações do oftalmologista.