Endereço

Rua Gonçalves Chaves
N 962 - sala 404

Telefone

(53) 3307-5672
(53) 99180-1001

Mande seu email

contato@julianameroni.com.br

Tire suas dúvidas - Cirurgia de catarata

O que é catarata?

Nosso olho possui uma lente chamada cristalino, que fica atrás da íris. Ela é transparente, permitindo a passagem dos raios de luz, que chegam até a retina e formam a imagem. Isso acontece graças a receptores fotossensíveis que temos na retina.

A catarata é uma lesão que deixa o cristalino opaco, e portanto prejudica a formação das imagens.

Pode atingir primeiro um dos olhos e só depois o outro, e a evolução costuma ser lenta.

Existem dois tipos de catarata:

Congênita, quando o bebê já nasce com dano no cristalino; é considerada rara.

Adquirida, causada pela perda progressiva da visão. Geralmente está relacionada ao envelhecimento, e pode ser facilitada por fatores como diabetes, uso inadequado de colírios, inflamações intraoculares, traumas como socos ou batidas e excesso de radiação.

O que esperar da cirurgia de catarata?

Essa cirurgia costuma ser rápida e tem altas taxas de sucesso. Mas, como todo procedimento médico, existe possibilidade de complicações, embora raras.  Dentre as que podem ocorrer, as infecções são das mais graves e podem levar à cegueira definitiva. De forma geral, a recuperação é rápida, levando cerca de uma semana para que o paciente retome sua rotina normal.

Existem algumas ressalvas no caso da catarata congênita. A cirurgia apresenta maior risco, já que o tamanho reduzido das estruturas da criança torna o procedimento mais desafiador.  Além disso, o processo de cicatrização é diferente do adulto.

Vale lembrar que a cirurgia é o único tratamento existente.

O que acontece depois da cirurgia de catarata?

A proteção do sol pode trazer mais conforto ao pcte, mas não é tão fundamental quanto as outras orientações. Deve evitar esforços físicos por cerca de 1 a 2 semanas, retornar para as avaliações e usar os colírios antibióticos e anti-inflamatórios prescritos.